quinta-feira, 4 de abril de 2013

SISTEMA CIRCULATÓRIO




Introdução:

É uma vasta rede de tubos, de vários tipos e calibres, que está em comunicação com todas partes do corpo. Dentro desses tubos circula sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.
Funções:

·         Levar alimento e o2 a todas células do corpo;
·         Remover c02 e excreções nitrogenadas que as células produzem;
·         Contém células especializadas em combater invasores, que protegem o organismo contra infecções.

Mediastino:

Situa-se na caixa torácica, no espaço entre os pulmões, o esterno, a coluna vertebral e o diafragma. Nesse espaço localiza-se o coração, os vasos sangüíneos e linfáticos, o esôfago, a traquéia, o timo e as fibras nervosas.

 Vasos sangüíneos:

A) artérias: são os vasos que saem do coração, no caso dos ventrículos, e levam sangue para todo o corpo. são constituídas por três camadas: a intima, túnica media e adventícia.

·         Artéria pulmonar
·         artéria aorta;
·         artérias subclavia;
·         artérias carótidas
·         Tronco celíaco;
·         artérias mesentéricas; 
·         artérias renais.

B) veias: ao nível dos órgãos, as artérias transformam-se em vasos de calibre cada vez menor, até se converterem em capilares. Estes transformam-se em vasos cada vez maiores, a medida em que se aproximam do coração transformam-se em veias. As mais grossas transportam sangue venoso da periferia, do corpo para o átrio direito ou arterial do pulmão para o átrio esquerdo. 




Coração

É um órgão musculoso que se localiza no meio do peito, sob o esterno, ligeiramente para esquerda, tem a função de bomba indispensável a circulação do sangue, portanto, a vida. Esta função e regulada pelo SNA mediante o sistema de condução elétrica do coração. É formado por musculatura estriada.
Situa-se na caixa torácica, no espaço entre os pulmões, o esterno, a coluna  vertebral e o diafragma (mediastino). Nesse espaço  localiza-se o coração, os vasos sanguíneas  e linfáticos o esôfago, a traquéia o timo e as fibras nervosa.

O coração e envolvido por três camadas que formam sua estrutura. São elas:

·         Pericárdio: camada externa;
·         Miocárdio: camada media;
·         Endocárdio: camada interna.


O coração é dividido em quatro cavidades:

·         Átrio direito;
·         Átrio esquerdo;
·         Ventrículo direito;
·         Ventrículo esquerdo;

Valvas do coração:

Valvas atrioventriculares
valvas direita e esquerda; tricúspide à direita; bicúspide (mitral) à esquerda.

Função: impedem o refluxo sangüíneo para os átrios durante a contração ventricular.
Valvas das artérias (semilunares)
do tronco pulmonar e da aorta
Função impedem o refluxo do sangue da aorta e do tronco pulmonar após contração ventricular.

Vascularização do miocárdio:
artéria coronária direita – irriga margem inferior, ápice e sulco interventricular posterior (ventrículo direito e esquerdo).


artéria coronária esquerda – irriga face posterior do átrio esquerdo


Vasos associados ao coração

Veia cava superior e veia cava inferior – retornam o sangue venoso do corpo para átrio direito.
Tronco pulmonar – conduzem sangue venoso, do ventrículo direito para os pulmões.
Veias pulmonares – conduzem sangue arterial, dos pulmões para o átrio esquerdo.
Aorta – conduzem sangue arterial do ventrículo esquerdo para o organismo.
 Fisiologia cardíaca:
A) Sistema de condução sangüínea: 
·         Circulação pulmonar  ou pequena circulação. 
·         circulação sistêmica ou grande circulação.



B) Ciclo cardíaco:
B.1) sístoles e diástole: as câmeras do coração contraem-se e dilatam­-se alternadamente 70 vezes por minuto. O processo de contração de uma câmera cardíaca denomina-se de sístole, e o relaxamento de diástole.

 

sistema de condução

Propriedade automatismo cardíaco.  O sistema de condução é formado por:
·         Nó sinu-atrial –“marcapassos” do coração, ritmicidade , impulso espalha-se sobre uma formação situada na parede do átrio direito.
·         Nó átrio-ventricular – localizado na porção inferior do septo inter-atrial e se propaga aos ventrículos através do feixe átrio-ventricular, depois emite ramos direito e esquerdo. Chamado feixes de risser.
Ciclo cardíaco - é uma seqüência completa de sístoles e diástoles  das câmaras cardíacas e dura cerca de 8 décimos de segundo. Um ciclo inicia-se com sístole dos átrios, estes bombeiam sangue para o interior dos ventrículos, que se encontram em diástole. As válvulas presentes nas entradas das veias cavas (junto ao v.e.) E das veias pulmonares (junto  ao v.d.) fechan-se, evitando refluxo do sangue.
Passados cerca de 3 décimos de segundo do inicio do ciclo, o V.D. e V.E.  entram em sístole  e bombeiam o sangue. Respectivamente, p/ a artéria pulmonar e aorta. Durante  a sístole ventricular, as válvulas tricúspides e mitral fecham-se evitando o retorno de sangue  para os átrios. Enquanto a sístole ventricular progride, os átrios entram em diástole, enchendo-se novamente de sangue, e o ciclo se completa.
     
Freqüência cardíaca -  a freqüência com que as câmaras cardíacas contraem-se e relaxam-se. Varia de acordo com o grau de atividade e situação emocional da pessoa.

Ø  Sono:                                35 a 50 bpm
Ø  Atividade normal:            60 a 80 bpm
80 a 100 bpm
Ø  Atividade física:              até 180 bpm


 Sangue

A distribuição do sangue pelo organismo bem como a volta do sangue ao coração, ocorre graças a movimentos rítmicos da musculatura cardíaca. Estes movimentos compreendem contratação e dilatação das fibras  cardíacas, chamados tecnicamente de sístole (contração) e diástole (dilatação). No adulto o número normal de batimentos por minuto é de 60 a 80 vezes. No entanto, a freqüência cardíaca pode variar de 80 a  100 vezes por minuto sem que isto constitua uma anormalidade.

SANGUE

O sangue é um líquido vermelho que circula no sistema fechado do coração e vasos sanguíneos. Estima-se que ele corresponda a 7% do peso  corpóreo. Um indivíduo adulto possui cerca de 5 a 6 litros de sangue no organismo.
Quando acondicionamos em um recipiente um certo volume de sangue  notamos, algum tempo depois, a delimitação de 2 partes distintas: uma, parte líquida, ligeiramente amarelada, e uma parte compacta, bem vermelha.
O componente líquido do sangue é o plasma, onde se encontram suspensão vários elementos, como íons e moléculas orgânicas e inorgânicas, proteínas (albumina, globulina, etc.) e anticorpos. Todos estes elementos estão em suspensão na água. Resumindo: o plasma é formado por água + partículas em suspensão.
A parte sólida do sangue é formada pelos elementos figurados ou  seja as hemácias, que também são conhecidas como eritrócitos ou glóbulos  vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos, e as plaquetas.
·         Hemácias -  aproximadamente 5.000.000 de eritrócitos por mm³ de  sangue, sendo que este número é maior no homem do que na mulher. Sua principal função é o transporte de gases através do sangue, ou seja  levar o oxigênio dos pulmões às células e levar o gás carbônico destas  células aos pulmões para ser eliminado.
O quadro de anemia é ocasionado pela baixa do número de no sangue.
·         Leucócitos -  no indivíduo sádio, o sangue contém um total de 7.000 leucócitos por mm³ aproximadamente. Sua principal função é combater os microorganismos que invadem nosso corpo. Estes defensores podem atravessar a parede dos vasos sanguíneos pelos poros e englobar os microorganismos, destruindo-os. Após isso “morrem”e transforman-se  em piócitos (células de pus).
O aumento do número de leucócitos no sangue recebe o nome de leucocitose e poderá indicar um processo infeccioso já a baixa do número de leucócitos recebe o nome de leucopenia e poderá indicar baixa resistência a um quadro infeccioso.
·         Plaquetas -  as plaquetas sanguíneas são as menores células do sangue. Normalmente, há cerca de 250.000 por mm³ de sangue. Possuem importante papel na coagulação sanguínea.

Grupos sanguíneos

a)      Sistema ABO
Em 1900, landsteiner estabeleceu a tabela de doação e recepção de sangue que não conduz a erros fatais. Para tanto, juntou hemácias de um indivíduo com soro sanguíneo de outros e observou que, às vezes ­ocorria uma reação do tipo aglutinação, ou seja, as hemácias se aglomeravam, formando grumos visíveis a olho nu. Diante desse fato, landsteiner concluiu que no plasma (ou soro) sanguíneo existem anti-corpos naturais responsáveis pela aglutinação das hemácias.
Antígeno  é a substância capaz de estimular a produção de um anticorpo. Anticorpo é a substância de defesa com ação específica sobre antígeno.
Conforme a reação determinada pelos anticorpos, landsteiner classificou os indivíduos em quatro tipos, reconhecidos como grupos sanguíneos do sistema abo:
·         Em várias ocasiões, a medicina se serve das transfusões de sangue como medida terapêutica para salvar vidas (caso de cirurgia, acidente com hemorragia grave, hemofilia, etc.).
Para não ocorrer a formação de grumas (aglutinação) obstruindo vasos sangüíneos importantes, a transfusão deverá seguir rigorosamente o esquema abaixo.



Grupos sangüíneos
Aglutigênios
Aglutininas
A
B
Ab
O
A
B
A e b
Nenhuma
Anti-b
Anti-a
Nenhuma
Anti-a e anti-b
a)      Fator Rh
Por volta de 1940, foi descoberto por landsteiner e wiener outro elemento hereditário do sangue, denominado fator rh. Rh vem do nome do macaco rhesus, em que inicialmente foi feita a experiência que  segue:
Injetou-se sangue do macaco Rhesus num coelho. Formaram-se então, no plasma anticorpos específicos que aglutinavam as hemácias de todos! Os macacos rhesus.
Quando em contato com o sangue humano, os anticorpos anti-Rh determinavam aglutinação em cerca de 85% dos indivíduos. As pessoas cujo sangue aglutina quando em contato com o soro anti-Rh são portadoras do fator rh e classificadas como Rh-positivas (Rh+). As pessoas Rh-negativas (Rh-) não possuem o fator rh.








 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário